Você gostaria de descobrir os 3 segredos do Professor Nota 10? Veja como transformar sua aula e garantir o interesse dos alunos.
Você gostaria de aprender como o Funk, um interesse dos alunos do 4º ano pode servir de conteúdo para um projeto sobre a História do Brasil e seus principais acontecimentos?
Você acredita que é preciso muitos recursos para transformar sua aula e desenvolver um projeto envolvente, Nota 10?
Se você respondeu sim a pelo menos uma destas perguntas acima, então continue comigo que este artigo foi escrito pensando em Você.
Recentemente tive o prazer de conversar com mais uma professora Nota 10, sim a Professora Alessandra Bremm de Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul.
Ela desenvolveu o projeto “Do Samba ao Funk” com alunos do 4º ano. Você pode ver o vídeo com os principais aprendizados do projeto Aqui.
O objetivo da nossa conversa foi conhecer um pouco mais dos segredos da Professora Alessandra e dos bastidores do projeto, os desafios, tudo que não aparece no vídeo, ela brincou comigo.
Você acredita que quando recebeu o prêmio, a professora Alessandra estava pensando em desistir do magistério?!
“Eu tinha acabado de mudar de escola e estava passando por um momento muito difícil, quando o prêmio chegou foi como um incentivo, um motivo para continuar, veio para mostrar que, apesar das dificuldades, estou no caminho certo. Ela conta que sempre se destacou nas escolas por onde passou, com suas aulas dinâmicas e envolventes, sempre buscando transformar sua aula para aumentar o interesse dos alunos.
SEGREDO NÚMERO 1:OUVIR OS ALUNOS
Buscar os conhecimentos prévios e estar atento aos interesses dos alunos.
Ao perceber que o maior interesse da turma era o Funk, ela perguntou: – E os outros estilos? O que mais vocês conhecem da música brasileira?
Alessandra percebeu que eles não sabiam quase nada dos outros gêneros musicais e foi então que deu início ao projeto. Envolveu as famílias perguntando sobre as músicas que os pais ouviam e do que gostavam, organizou um envelope para cada família que deveria retornar com as informações solicitadas.
Foi assim que as crianças descobriram os “Demônios da Garoa”. Você imagina que as crianças pensavam que se tratava de uma banda de Rock da pesada?! Que nada! Descobriram que era SAMBA e assim foram estudando as letras das músicas e os artistas. Pois é, eles organizaram o material coletado na pesquisa com os pais dos alunos, trouxeram muitas informações, gravações antigas, vídeos e assim construíram uma Linha do Tempo, destacando os principais acontecimentos da História do Brasil a partir do que as letras diziam.
E não pense que foi fácil, na escola não havia muitos computadores e a conexão com a Internet era precária, então a professora fazia as pesquisas em casa e levava para a sala de aula para trabalhar com os alunos.
Todos ficaram Super envolvidos com o projeto e aprenderam muito.
SEGREDO NÚMERO 2: Ter abertura para aprender com os alunos
Com o projeto eles foram questionando o que estava por trás das letras das músicas, o que parecia óbvio para os adultos, para as crianças era tudo novidade!
Eles descobriram que no Brasil já houve um período da Ditadura militar, tempos sombrios, sem liberdade de expressão. É sempre bom lembrarmos disso e quanto mais cedo ensinarmos as nossas crianças melhor, estamos formando pessoas mais críticas. Desafiando a sequência tradicional dos conteúdos, a professora Alessandra antecipou um conteúdo que só é abordado nas séries mais avançadas e mostrou que é possível sim trabalhar temas complexos mesmo nos anos iniciais.
E se você está se preguntando, como eu perguntei a Alessandra:
– De onde vem tanta criatividade para transformar sua aula?
Aqui está o seu terceiro segredo
SEGREDO NÚMERO 3 :Ler Muito
Sim toda a criatividade da professora Alessandra vem da leitura, ela lê muito, sua fonte de inspiração e de aprendizado, não só livros “pedagógicos”, sobre como ensinar mas também muitos livros de literatura, de onde busca as ideias e conexões. Os livros abrem um mundo de possibilidades…e ela tem sempre uma pergunta em mente:
Como posso levar este conteúdo para os meus alunos para que eles possam aprender e também se divertir, afinal o aprendizado tem que ser divertido!
Porque a escola não pode ser um presídio, a aula uma prisão, que quando bate o sinal os alunos saem correndo, como se estivessem presos. A sala de aula tem que ser um espaço de liberdade! E para fazer isso é muito importante que o professor aborde os interesses dos alunos.
Parabéns professora Alessandra, muito obrigada pela sua entrevista, foi uma conversa realmente significativa, aquela em que a gente aprende e sai com mais inspiração e mais energia para transformar a aula e continuar o nosso trabalho.
Para saber mais:
Alessandra tem três livros publicados em que ensina os desafios de sair do curso de Pedagogia e entrar na sala de aula, integrando Teoria e Prática.
Você pode encontrar no Clube dos Autores, no link abaixo
https://www.clubedeautores.com.br/book/173054–Doze_anos_aprendendo_a_ensinar#.VzkMcZHR-M9
E ela também tem um blog Pensar escrevendo link
http://alebremm.blogspot.com.br/
Entrevista que a Prof. Alessandra no nosso Canal do Youtube
Entrevista Prof Alessandra Bremm
Vídeo sobre o seu projeto https://youtu.be/1EAFtSIzGXs
Aprendizados que podem servir de inspiração para transformar sua aula