Como ensinar Português para quem não quer aprender? Parece uma tarefa impossível não é mesmo? Imagina Você chegar numa escola e receber a pior turma do 8o ano, aqueles alunos indisciplinados, que não prestam atenção e não tem o menor interesse por sua matéria, ou seja, odeiam Português. Leia este artigo até o final e descubra como é possível transformar alunos semianalfabetos em escritores.
Descobri o professor Ozielton na Internet, estava preparando uma aula online para inspirar a formação de professores que acompanham o nosso canal sobre o Tema: Como garantir o aprendizado sem abandonar ninguém e buscava exemplos para mostrar a importância do diálogo na sala de aula.
O Projeto
Foi então que encontrei um vídeo do projeto “Memórias todo mundo tem”, do professor Antonio Ozielton de Sousa Brito, da escola rural Odilon de Souza Brilhante do município de Ocara no Ceará, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2012. Logo de cara percebi a relação afetiva, o vínculo que aquele professor tinha com a escola, depois ele me falou disso com mais detalhes em nossa entrevista, pois sua família teve que mudar de cidade para que ele e os irmãos pudessem estudar. E foi exatamente na escola “Odilon de Sousa Brilhante” que ele veio para estudar e voltou tempos depois para lecionar. A história já começa de forma emocionante.
A Resistência dos Alunos
Mas não pense que foi fácil. Ao chegar na escola o professor Oziêlton encontra alunos desmotivados, rebeldes, resistentes, indisciplinados, sem nenhum interesse, pois acreditavam que não sabiam Português e nem poderiam aprender. Era a pior turma da escola, afinal o professor como recém chegado era essa a sua atribuição. Uma tarefa difícil para um recém formado.
No entanto, o professor Oziêlton não desiste, chega até a pensar em desistir, mas não desiste, mesmo com a falta de recursos, de livros, de tecnologia ele lembra do recurso mais precioso e poderoso que todos temos, aquele bem que ninguém nos pode tirar: as memórias.
Vamos lembrar de quem foi inesquecível para vocês, foi o ponto de partida do projeto.
Qual foi o professor mais marcante da sua vida?
A partir desta pergunta surge toda a motivação para aprender a escrever, sim pois o objetivo final era escrever uma carta para essa pessoa como forma de agradecimento. As perguntas que fizeram toda a diferença no processo de aprendizado daquela turma foram as seguintes:
-
Qual foi o professor inesquecível na sua vida?
-
E se você pudesse escrever uma carta para essa pessoa dizendo quão importante e especial ela foi para você, o que você escreveria?
São apenas duas perguntas que fizeram toda a diferença. Duas perguntas que vão transformar alunos semianalfabetos, filhos de pais analfabetos que tiveram que abandonar a escola para trabalhar, em escritores, leitores e, sobretudo, autores de sua própria história.
A partir daí todo uma caminho é percorrido, começando pela leitura de imagens, passando pelos primeiros escritos, revisão, correção, escrita e re-escrita, processo de correção coletiva e, claro, muito trabalho.
As aulas acontecem num ambiente de diálogo, em círculo ou meia-lua, todos aprendendo juntos, uns com os outros e o professor como um grande facilitador desse processo de educar.
Ex-ducere, honrando a origem da palavra Educar, trazer de dentro para fora, tirar de dentro da pessoa, do sujeito que aprende todo o seu potencial, a sua potência de ação.
Com uma crença inabalável de que todos podem aprender aliada às altas expectativas do professor, o projeto “Memórias todo mundo tem”, do professor Oziêlton mostra que às vezes é preciso ter alguém que acredite mais na gente do que a gente mesmo.
E para resumir, se é que é possível resumir o que não cabe em palavras, os maiores ensinamentos do professor Oziêlton, listamos aqui abaixo:
-
Foque nos Recursos e não nas dificuldades
-
Tenha liderança para inovar nas aulas
-
Integre os sentimentos ao processo de aprendizado
Ao buscar as memórias dos alunos o professor trabalha com os sentimentos, os momentos marcantes da vida escolar e desperta nos alunos uma motivação e um sentido para aprender a escrever.
-
Desperte o sentido de aprender
-
Não abandone ninguém
Para saber mais:
Vídeo comentado que publicamos em nosso canal do Youtube sobre o Projeto, Como ensinar
Acesse aqui o Plano de aula do Prof. Oziêlton com a Sequência didática realizada com os alunos do 8º Ano, do Projeto Memórias todo mundo tem
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/leitura-e-escrita-de-textos-do-genero-memorias-literarias
Link permanente
Quero conhecer o projeto
Link permanente
Olá Gilson
Vá no meu canal no Youtube Maro Camargo e veja o vídeo com o estudo de caso do Professor Ozielton e a entrevista completa que fiz com ele contando o passo a passo do projeto. https://www.youtube.com/watch?v=qBnjmpvWWXY&t=139s
Um abraço
Marô