Conversa Em Ação: uma missão de vida.

Dinâmicas de Grupo
Dinâmicas de Grupo

Seja BEM-VINDO(A) ao Conversa em Ação!

Olá, eu sou a Marô. No meu RG está escrito “Maria Eugênia”, mas pouca gente sabe disso !

Sempre digo que sou uma Bióloga de Formação, Educadora por Vocação.

Se Você acredita que:

  • toda Conversa conecta-se a uma Ação,
  • boas Conversas geram boas Ações,
  • Ações efetivas nascem de Conversas significativas,

Se Você percebe a importância de uma boa  Conversa em Ação,

Então você está no lugar certo!

PARA QUEM É ESSE BLOG?


Se você é um professor, educador, gestor de RH, psicólogo, palestrante, trabalha com treinamento de grupos, lidera times ou projetos, alguém que trabalha com gente ou se você apenas gosta de uma boa conversa e acredita que pode aprender com isso, então este blog foi pensado para você.

MAS QUAL É O OBJETIVO DESSE BLOG?


Eu criei o Conversa Em Ação para ser um canal de comunicação, um espaço de encontro, para divulgar e disponibilizar muito do que venho aprendendo, ensinando e praticando sobre Ferramentas, Metodologias Participativas, Métodos e Técnicas de sensibilização e mobilização.

Vou compartilhar com você as “DINÂMICAS” que tornam nossas aulas mais lúdicas, mais participativas, mais animadas, mais divertidas e, acima de tudo mais eficientes no aprendizado de adultos.

OK, MAS O QUE UMA BIÓLOGA SABE SOBRE DINÂMICAS DE GRUPO?


Bom, para responder essa pergunta, vou ter que te contar um pouco da minha história e da história desse blog.

Tenho 37 anos, sou palestrante, professora, pesquisadora. Bióloga de formação, educadora por vocação. Educadora ambiental há quase 20 anos, mãe de três filhos, mestre em Ciência Ambiental e doutora em Educação (USP).

Formação / Experiência
Formação / Experiência

Adoro conversar e tenho profundo interesse em saber a história das pessoas, assim como adoro as plantas, as árvores e os bichos. Também gosto muito de contribuir com as pessoas e com o mundo ao meu redor. Trabalhei em projetos sociais nas periferias de São Paulo, ONGs e instituições do terceiro setor, sempre com foco na formação de educadores (ensino formal e não-formal) com ênfase nas metodologias participativas, no campo das “dinâmicas”.

Trabalhei na área de Programação cultural do SESC/SP (unidade Interlagos), coordenando os projetos educativos da unidade (foram muitas oficinas, dinâmicas, shows, etc). Fui professora do SENAC/SP durante 4 anos no Curso de especialização em Educação Ambiental, formando os educadores na disciplina de “DINÂMICAS”, chamada “Métodos e Técnicas de Sensibilização e Mobilização”, mostrando que a forma com que aprendemos e vivenciamos determinado conteúdo pode fazer toda a diferença no processo de aprendizado.

Metodos / Técnicas / Práticas
Métodos / Técnicas / Práticas

Acabei de concluir meu doutorado em Educação estudando o método de diálogo World Café (Café Mundial), que faz parte de um conjunto de ferramentas chamado Art of Hosting (A Arte de Anfitriar Conversas Significativas ou A Arte da Liderança Participativa) e seu potencial para trabalhar em grupo em busca de soluções coletivas para problemas complexos.

QUAL A MINHA MISSÃO? COMPARTILHAR !!


Albert Einstein - dever de agir
“Aqueles que tem o privilégio de saber, têm o dever de agir.” Albert Einstein

Com o projeto de doutorado, conquistei uma bolsa de estudos da Capes/Fulbright e tive a oportunidade de passar 1 ano nos EUA (Ohio State University, em Columbus/OH) como parte de minha pesquisa, onde conversei com 12 especialistas (anfitriões) que vem utilizando o World Café  e outros métodos de diálogo para criar conexão entre as pessoas, resolver problemas complexos (dentro das Empresas, ONGs, governo, Universidades) e conviver melhor.

Experiencia_EUA_painelNeste percurso também vivenciei os desafios de um projeto de formação no âmbito da implementação de uma área de preservação ambiental em plena região metropolitana de São Paulo e os desafios do diálogo ainda muito presentes em nossa sociedade.

Foi uma oportunidade de ouro, e por isso gostaria de compartilhar com mais gente tudo o que aprendi, a riqueza da experiência vivida, os encontros marcantes que tive com pessoas de mais de 72 países…Imagine quase o mundo todo reunido num processo de aprendizado!

Não queria escrever uma tese que ficasse apenas na prateleira da biblioteca da USP, que fosse lida por poucos!! O conhecimento precisa ser compartilhado.

Tenho uma GRATIDÃO ENORME pela OPORTUNIDADE que a vida me deu!! Por isso, defini …

Minha missão: COMPARTILHAR minhas experiências e FACILITAR o trabalho das pessoas.

MINHAS CRENÇAS:


  • Eu acredito que uma boa Conversa tem Poder.
  • Eu acredito na Partilha de Saberes.
  • Eu acredito no Saber que vem do Grupo.
  • Eu acredito que Educação é Diálogo, não apenas transmissão de informação.
  • Eu acredito que o Modo de dizer é tão importante quanto o que é dito.
  • Venha comigo nesta jornada !!!

Um abraço,

Marô Camargo

16 Comentários

  1. Sônia Regina dos santosn

    Gostei do conteúdo que será passado .
    Aprender algo mais sempre é importante .
    Pretendo ter meu próprio negócio, e isso envolve pessoas,trabalho,equipe e união.

    Responder
    1. admin

      Querida Mirleuda,

      seja muito bem vinda. Gostei muito que vc participou da minha aula ao vivo hoje. Espero poder te conhecer pessoalmente algum dia.

      Grande beijo, Maro.

      Responder
  2. Laura

    Sou pedagoga recém formada e acredito no poder da educação, por isso busco incansavelmente por mais conhecimento. Estou atuando como professora articuladora mas quero me preparar pra maiores desafios.

    Responder
  3. Glaucineia

    Olá, parabéns pela iniciativa,é gratificante poder ler tantas coisas boas de maneira simples ,sem complicar do jeitinho que os educadores precisam.Sou apaixonada por crescer e ajudar nessa etapa.Sou professora do ensino fundamental e sinto- me incomodada quando não consigo passar da forma que elas não entendam.Vou liderar um grupo de professores,e outras equipes da escola,mas não vejo brilho por aprender nos olhos deles …mas vamos lá.

    Responder
    1. admin

      Ola Glaucineia, boa noite.
      Em breve vamos disponibilizar uma série de dinâmicas que podem ajudar o seu trabalho em grupo, inclusive ajudando a envolver o seu grupo de professores. Teremos uma série de Video-Aulas ao Vivo (hoje tivemos uma aula de “Como Garantir o Aprendizado SEM ABANDONAR NINGUÉM). Fique atenta ao e-mail que vamos mandar os links com o replay.
      Beijos,
      Maro.

      Responder
  4. Maria Liduina

    Sou professora pedagoga. Estou sempre buscando meios para melhorar minhas aulas e gostaria de receber algumas dicas.

    Responder
    1. admin

      Ola Maria, boa noite. Fique atenta às novidades do site. Vamos montar uma série de Videos com dicas no Youtube, bem como com algumas Aulas On-line ao vivo, respondendo perguntas do nosso público. Fique atenta aos meus e-mails. Beijos, Maro.

      Responder
  5. Vitoria Maria Rodrigues dos Santos

    Sou formada em pedagogia trabalho na área da educação há 15!anos. ..mas queria aprimorar mais os meus conhecimentos eu creio que vocês tem muito o que me oferecer. Eu gosto muito de novidades coisas novas para trabalhar com os meus alunos. .

    Responder
    1. admin

      Ola Vitória. Que bom que você chegou até o nosso site. Pretendemos oferecer bastante conteúdo de qualidade sobre dinâmicas, diálogo e educação. Teremos uma série de entrevistas, com professores Nota 10 (pessoas impressionantes, que estão fazendo uma grande diferença na Educação). Fique atenta aos meus e-mails. Beijos, Maro.

      Responder
  6. ana lucia de oliveira

    Gostaria de receber textos reflexivos de sua autoria para trabalhar em Atpcs.
    obrigada

    Responder

    1. Olá Ana Lucia
      Você pode usar alguns dos posts do blog, mas me diga qual o assunto específico do seu interesse. Tenho algumas histórias selecionadas que inspiram muita reflexão.
      Grande abraço, Marô

      Responder
  7. Luiza Helena

    Seu trabalho me parece incrível e inovador!
    Precisávamos desse espaço….
    Sou formada em Física e hoje atuo como Psicopedagoga e professora universitária com foco em formação de professores…. É um trabalho complexo, mas que faço com muito amor e dedicação! Espero ter aqui a oportunidade de aprender coisas novas.

    Gratidão.

    Responder

    1. Olá Luiza
      Que bom que você gostou do site, nosso propósito tem sido Ensinar COMO Ensinar , estou muito animada com a repercussão do blog, das aulas online, do vídeos no Canal do Youtube, enfim, de todo esse trabalho, tenho recebido muitas mensagens que me animam a continuar
      conto com sua participação, grande abraço, Marô

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *