Você já participou de uma Aula Chata?
Você já participou de uma apresentação monótona, em que sentiu sono, ficou pensando em outras coisas e nem lembrava o motivo pelo qual estava lá?
E quando Você era o professor ou o palestrante?
Você organizou seu conteúdo com o maior cuidado, a maior dedicação, ficou horas preparando e quando percebeu….as pessoas estavam mexendo no celular, com cara de sono, ou seja, NINGUÉM estava prestando atenção.
Você já sentiu isso? Já teve a sensação de não ser ouvido?
Certamente é uma das piores sensações que podemos ter, ficamos frustrados, desapontados, tristes, sem saber o porquê de não ter conseguido captar a atenção do nosso público.
Realmente muitas vezes não basta ter o melhor conteúdo, os melhores slides, as melhores apresentações se não conseguimos captar a atenção da nossa plateia.
E é justamente aqui que entram as Dinâmicas: estratégias de envolvimento do grupo no processo de aprendizado.
O que são Dinâmicas?
Agora peço que Você tente se lembrar de uma dinâmica que você participou. Algo marcante que ficou na sua memória até hoje. Alguma atividade diferente que animou a aula ou a palestra, pense um pouco, lembre-se de como foi aquela experiência…
Eu, por exemplo, sempre pensei que não conseguiria quebrar madeira, achava que aquilo é só para quem pratica Karatê há muitos anos, mas de repente estava num Curso sobre desenvolvimento pessoal “Ultrapassando Limites” e Rodrigo Cardoso, o palestrante propôs a seguinte “dinâmica”:
Agora Vocês devem escrever seus medos, crenças limitantes, pensamentos que lhe fazem mal neste pedaço de madeira….
Escrevi tudo que eu achava que precisava melhorar para alcançar meus sonhos, minhas metas. Depois ele continuou a preparação com uma visualização para entrar no clima, deu as instruções básicas de como fazer para quebrar a madeira (posicionamento das mãos, dos pés, o movimento do corpo) e, finalmente, em duplas, a VIVÊNCIA, que posso dizer que foi uma das mais marcantes. Logo de primeira, Eu Quebrei o pedaço de madeira!!!
Neste breve exemplo, podemos perceber o poder de uma vivência durante um treinamento, os elementos fundamentais que uma boa dinâmica deve ter e o efeito que esta atividade pode ter nas pessoas.
Métodos Participativos, Técnicas, Atividades lúdicas, Jogos, Oficinas são termos usados para definir de um modo geral as “Dinâmicas”, a palavra já diz tudo, trazer movimento, ação e energia para o encontro. Elementos fundamentais ao processo de aprendizagem. Nós aprendemos a partir da experiência, das nossas vivências, aprendemos em todo lugar e de diversas formas.
Muitos estudiosos da Educação e da Psicologia já destacaram o poder das dinâmicas no aprendizado (Kurt Lewin, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Duarte Junior), é um equívoco achar que aprendemos apenas pelo intelecto, são os nossos sentidos, o nosso corpo que nos proporcionam o maior aprendizado, depois sim vem a parte intelectual, os pensamentos, as interpretações e racionalizações.
Por que precisamos? Quais os temas?
Quando falamos de medos, desafios, crenças limitantes, estamos falando de valores, atitudes e comportamentos que foram sendo moldados ao longo da nossa vida, da nossa história e, que, portanto, não podem ser modificados apenas com conhecimentos e informações, muitas vezes precisamos de vivências e experiências concretas para nos ajudar a pensar e agir de outra forma.
Assim como Temas contemporâneos como os conflitos sociais, ambientais, questões complexas que envolvem diversos pontos de vista e para as quais não temos soluções prontas e nem podem ser resolvidas apenas por um especialista. Quando lidamos com esses assuntos precisamos da participação do grupo para buscar envolvimento e engajamento, de forma a provocar uma reflexão e gerar uma ação.
Aqui entram as Dinâmicas de INOVAÇÃO, novos métodos de interagir com as pessoas que promovem um diálogo sensível e autêntico, o World Café é um exemplo.
E não podemos esquecer dos momentos de interação, descontração e lazer que podem e devem estar presentes no processo de aprendizado, assim o aluno, o público vai aprender brincando e a experiência será muito mais significativa.
A educação com base no diálogo, na troca dos saberes, acreditando que todos tem algo a contribuir é a base da utilização de dinâmicas, buscar o saber do grupo, a participação, para que o aprendizado aconteça de forma plena e integrada. Como Paulo Freire ressaltava:
Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo, por isso aprendemos sempre (Paulo Freire)
Neste sentido o Papel do Facilitador é fundamental no processo, saber escolher uma BOA Dinâmica requer experiência e planejamento, destacamos aqui alguns passos fundamentais:
Como Escolher uma BOA DINÂMICA ?
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Objetivos O que o você pretende despertar no grupo? Integração, envolvimento, vivência, descontração
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Público-alvo: quem é o público para o qual Você prepara a dinâmica? Idade, sexo, faixa etária são alguns elementos para conhecer melhor o seu público e o tipo de dinâmica mais adequada.
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Maturidade do grupo: O grupo acabou de se conhecer ou já trabalha junto há muito tempo? Qual a fase que o grupo está vivenciando neste momento
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Recursos disponíveis: espaço, tempo, experiência do facilitador, material necessário, etc.
Para que uma Dinâmica tenha sucesso e cumpra o objetivo proposto é necessário um bom planejamento que leve em consideração os pontos destacados acima e VOCÊ, como facilitador do processo será o ponto de partida para tornar sua Aula, sua Palestra, sua Apresentação MAIS DINÂMICA.
Quer saber mais sobre as DINÂMICAS?
Deixe aqui seu e-mail que eu enviarei mais novidades.
E Você já Quebrou Madeira?
Conte Aqui qual foi a SUA EXPERiÊNCIA MARCANTE ao longo do seu processo de aprendizagem.
Um grande abraço
E até a nossa próxima conversa.
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Muito legal este artigo, me fez lembrar do treinamento Ultrapassando Limites também, fiquei extremamente feliz de vez mais pessoas impactadas com este curso. Recomendadíssimo.
Um abraço
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Gostei da materia…gostaria de receber sugestoes de dinamicas para descontração, publico misto(fem.,masc.,crianças, jovens e adultos) . grupo de karate.
tenhopformação academica de Psicologia, e estou voluntariando neste grupo de uma associação.