Fim da indisciplina: um sonho possível!
Todos os dias a mesma coisa: alunos em pé na hora de começar a aula, conversas, brincadeiras, desrespeito, um celular que toca, piadinhas, alunos no mundo da lua, hiperativos, brigões… Existe isso nas suas aulas?
Mas você não desiste! Tem consciência da importância da sua tarefa! Mas diante de tantos e tão diversos desafios, você sempre se pergunta: como dar uma boa aula sem tantas interferências?
É isso que pretendo te dizer nesse artigo. Leia até o final e saiba mais sobre:
- estatísticas sobre a indisciplina nas escolas brasileiras;
- quais são as principais causas da indisciplina;
- como ser um professor eficiente no combate à indisciplina
- ações para formar nos alunos uma personalidade ética;
- dicas práticas de como combater a indisciplina na sua aula.
Indisciplina: um fantasma assombrando a todos!
Além dos comportamentos inadequados e desobediência, a indisciplina se revela algumas vezes em casos de violência e infrações mais graves. Como construir uma realidade diferente nas escolas e garantir a educação dos alunos?
Segundo a última “Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem” (TALIS, 2013) os professores brasileiros gastam um em cada cinco minutos pedindo silêncio ou chamando a atenção dos alunos (20% do tempo).
Pra piorar, esse valor está acima dos obtidos por todos os outros países pesquisados. A mesma pesquisa aponta que:
- mais de um terço dos professores (34%) observam ofensas verbais entre os alunos;
- 12% dos diretores relatam episódios de intimidação a professores e funcionários;
- os professores do nosso país são os que menos conseguem utilizar o tempo das aulas com o ensino e a aprendizagem de fato (em média aproximadamente 66,7%).
A indisciplina existe, está na sua aula e na da grande maioria dos professores brasileiros. E você está no seu direito de querer ser respeitado e reconhecido por seus alunos, afinal desenvolve um trabalho importante. Não desista: nesse texto seguem dicas de como superar esse imenso problema!
Vamos olhar para o fantasma de frente e eliminá-lo?
A boa notícia que trago é: embora seja um fenômeno brasileiro, você não precisa se conformar com a indisciplina. Atualmente há muitos professores que estão conseguindo eliminar esse fantasma de suas aulas simplesmente por acreditar e ousar fazer diferente.
Estou conhecendo muitos deles e gravando vídeos para te contar como eles fizeram. Afinal, boas notícias devem ser espalhadas, não acha? Acessem área de vídeos do nosso blog e inspirem-se!
Eu acredito que educar transforma. E que podemos também transformar a nossa forma de educar. Nesse artigo apresento dicas de mudanças que podem ajudá-lo a acabar com a indisciplina em suas aulas.
Vamos seguir juntos?
Seu primeiro passo: para combater algo, primeiro precisa conhecer o que quer eliminar. Olhe para a sua realidade e investigue-a.
PRIMEIRA DICA: OLHE PARA CADA CONFLITO COM INTERESSE E ATITUDE INVESTIGATIVA!
Quais são os comportamentos dos alunos que você julga como inadequados? Faça uma lista e vamos começar a investigar e transformar!
A partir dessa lista, escreva na frente de cada comportamento inadequado quais são as suas causas (duas para cada comportamento).
Para ajudar você pode usar o mapa conceitual sobre indisciplina (abaixo) publicado pela Revista Nova Escola (veja referencial no final do post).
Em seguida, para cada causa coloque uma atitude sua que pode ajudar a combatê-la.
Pesquise e conheça novas possibilidades de boas práticas contra a indisciplina e se comprometa a tentar uma por vez, avaliando seu impacto e substituindo por outra, caso essa não dê certo. Não desista!
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Como vencer o fantasma?
Desde que as escolas existem (há muito tempo!), a indisciplina é um grande problema. Antigamente os métodos usados para contê-la eram violentos e punitivos.
Mas NÃO é esse o mundo que queremos para os nossos filhos e alunos, não é?
Atualmente esses métodos são proibidos e é fundamental que os professores encantem, conquistem e motivem seus alunos para despertar o que chamamos de auto-disciplina: entendendo os motivos de uma regra, os alunos a cumprem porque acham importante!
Imagine a indisciplina escolar como um castelo mal assombrado. Quando olhamos sua fortaleza, parece impossível retirá-lo desse lugar para construir um novo e belo edifício.
SEGUNDA DICA: NÃO SE DEIXE VENCER PELO DESÂNIMO E PELO MEDO
Tenha esperança: pequenas dinamites nos lugares certos são capazes de desestabilizar as bases dos edifícios mais seguros. E se você souber estrategicamente o que deve implodir, o castelo da indisciplina irá ruir em segundos, como num passe de mágica!
Acreditar e mudar é possível! Eu acredito: sempre há bons e possíveis caminhos (boas dinamites!).
Inspire-se por quem já recuperou o domínio da sala de aula e logo você conseguirá criar as condições para conseguir a atenção e o respeito dos alunos, inclusive daqueles mais rebeldes e indisciplinados.
E quais são as boas e implosivas estratégias contra a indisciplina?
Leia esse artigo até o fim: nele há dicas e reflexões incríveis! Assista também os vídeos em nosso canal do Youtube.
Anime-se e inspire-se! Não se isole ou sinta-se sozinho: escreva para mim ou deixe seu comentário nesse artigo. Além de responder as suas dúvidas, uso as questões que recebo como ponto de partida para meus vídeos, entrevistas e artigos.
Minha missão!
TERCEIRA DICA: ENCARE A DISCIPLINA COMO UM CONTEÚDO DE SUA AULA
Que tal olhar para cada comportamento inadequado dos alunos como oportunidades de perceber novos conteúdos atitudinais que precisam ser trabalhados?
Explico: concepções mais antigas de educação acreditavam que o aluno devia chegar pronto e “disciplinado” para frequentar a escola.
Teorias atuais acreditam que trabalhar em grupo, conviver socialmente e ter um comportamentos respeitosos e colaborativos são CONTEÚDOS ATITUDINAIS que também devem ser aprendidos em sala de aula.
Por isso devemos colocar também comportamentos e valores no planejamento.
QUARTA DICA: NÃO SINTA QUE ESTÁ DESPERDIÇANDO TEMPO
O tempo gasto em chamar a atenção dos alunos deve ser substituído por dinâmicas e ações que permitam formar neles uma personalidade ética, e com o tempo a indisciplina deixará de existir. Use seus 20% com qualidade e ações efetivas contra a indisciplina.
Em nosso blog damos dicas de dinâmicas, formas de reestabelecer o diálogo e apresentamos exemplos de educadores reais que já fazem essas práticas com sucesso.
Vejam o exemplo de uma professora que acredita na “Bagunça Pedagógica”. A prof. Luciane Fernandes Ribeiro, foi premiada comoEducador Nota 10 (ano 2012), professora de Matematica do 4o ano, com o Projeto “Jogos, operações e problemas”.
Além disso, procure descobrir professores e outros educadores da sua região que também acreditam ser possível mudar sua realidade, compartilhem experiências e formem uma Rede.
São exemplos de ações que permitirão você ser mais feliz como professor:
- estimular o respeito mútuo
- estabelecer confiança
- promover cooperação
- reconhecer sentimentos
- vencer o tédio
QUINTA DICA: ENSINE CONCEITOS, MAS TAMBÉM VALORES E ATITUDES
Além dos conceitos que você planeja desenvolver em aula, inclua também estratégias que transformam as atitudes dos alunos difíceis e indisciplinados.
Atualmente são muitas as estratégias de diálogo sensível que já vem sendo utilizadas. Reassuma sua liderança em sala de aula, melhore as formas de comunicação, aprenda a facilitar processos e resolver conflitos.
Essas atitudes irão transformar alunos bagunceiros em colaborativos, mal educados em respeitosos e aqueles mais violentos em grandes parceiros.
Parece uma tarefa impossível e distante demais da sua realidade?
Leia as próximas dicas e encontre sugestões bem práticas de como ousar e não desistir!
SEXTA DICA: OUÇA SEMPRE OS ALUNOS
Para mudar de atitude, é preciso que os alunos percebam que você também está mudando!
Ouça a opinião e as sugestões dos alunos. Isso ajuda muito a que eles se sintam considerados e passem a considerá-lo. Segundo estudos, os alunos atrapalham as aulas principalmente porque falta neles a sensação de pertencimento e um vínculo efetivo com professores e a instituição escolar.
Conheça as grandes transformações da professora que deu “Vez e Voz” aos alunos de sua escola.
Registrando as sugestões!
Pequenas tarjetas como as abaixo são uma forma simples e fantástica de abrir o diálogo e dar um novo significado na relação professor e alunos:
- eu sugiro:
- eu critico:
- eu felicito:
E depois de ouví-los, é fundamental estabelecer mudanças:
- muitas das questões levantadas podem ser resolvidas em conjunto com os alunos, aumentando sua autonomia e aumentando seu comprometimento pela sensação de pertencimento.
- as regras que você concordar que estiverem ultrapassadas podem ser repensadas de forma participativa e coletiva (regras impostas não permitem que os alunos entendam sua utilidade, criando alunos desobedientes)
Está gostando desse artigo?
Eu acredito no poder das Rede Sociais: compartilhe esse post agora e ajude a criar uma nova cultura contra a indisciplina!
Como transformar alunos que não tem vontade de aprender?
Ocupe os primeiros dez minutos de aula com uma roda de conversa para garantir que os alunos estejam sentados e dispostos assim que o sinal toca.
As assembléias também são estratégias fantásticas para que eles falem e se escutem. Tenha sempre um "bastão da fala" (um objeto como uma bola pequena, um apagador ou um estojo): quem o segura tem voz e os outros ouvem em silêncio.
Estabeleça uma rotina de conversas frequentes onde você escute os alunos e eles também ouçam os seus argumentos: quando são ouvidos com atenção, até os alunos mais terríveis passam a se interessar pelas aulas.
SÉTIMA DICA: TENHA REGRAS CLARAS E PROCEDIMENTOS QUE VALEM PARA TODOS
Explique as regras sempre! Como um bebê aprendendo a andar, é normal que os alunos "tropecem" e voltem a cometer erros passados.
E sempre que exceções forem necessárias, gaste tempo deixando claro os motivos que tornaram excepcional o seu comportamento: ações inclusivas transformarão os alunos em pessoas mais colaborativas e com vontade de aprender.
Veja mais no link "AULA NOTA 10" ao final desse artigo. Não desanime: as "dinamites" vão implodindo aos poucos o "castelo mal assombrado" da indisciplina.
Última dica!
OITAVA DICA: TRABALHE COM JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES LÚDICAS
Num mundo cada vez mais interativo e cheio de estímulos, as atividades lúdicas prendem a atenção dos alunos e tornam as aulas mais atrativas, divertidas e significativas.
Planeje jogos, dinâmicas, debates, confecção de campanhas, produção de vídeos e outras atividades que desafiem os alunos.
Essas também são ótimas formas dos alunos exercitarem o respeito a regras claras e a conduta quando estas não são respeitadas.
Acesse nosso blog pra baixar gratuitamente as TOP-10 dinâmicas que recomendo!
Vamos começar a ousar?
"Estamos vivos e, por estarmos vivos, temos a possibilidade da regeneração, temos a pequena brasa que ainda está acesa e que, com cuidado, poderá reacender a fogueira." (Cipriano Luckesi - "Educador, quem é ele?")
Decida que a partir de agora você terá ações que te transformarão num Professor Realizado, aceite os desafios e os vença!
Educar é uma constante aventura e nunca estamos prontos, somos também seres em evolução. Estude, leia, faça novos cursos, pesquise e conheça outros educadores e ouse transformações que vão eliminar a indisciplina da sua realidade escolar.
Fim da indisciplina: um sonho realizável!
Prender a atenção dos alunos durante a explicação, conseguir ensinar todos os conteúdos necessários, obter o respeito e a colaboração dos alunos rebeldes: absolutamente possível quando se tem as táticas certas para o fim da indisciplina.
Ser professor assim é uma tarefa incrível!
Vamos juntos realizar esse sonho?
Deixe seu comentário ou escreva seu depoimento na área do Conversa em Ação.
Um grande abraço,
MARÔ CAMARGO.
SUGESTÕES:
- Como dar uma boa aula sem tantas interferências? Técnicas de diálogo sensível auxiliando seu plano contra indisciplina
- Texto completo da "Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem" (TALIS, 2013)
- Programa on line "Professor Realizado"
- Mapa conceitual sobre indisciplina da Revista Nova Escola
- Como ensinar se você perde muito tempo com a indisciplina? Assine e confira nosso canal de vídeos no You Tube.
- Texto de Cipriano Luckesi sobre a profissão de educador: "Educador: Quem É Ele?"
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Gostei muito das dicas e sugestões, vou começar a por em prática tudo que li. Quero turbinar minhas aulas recebendo treinamentos e palestras.
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Que bom que você gostou, estamos trabalhando para isso, continue acompanhando nosso canal, abs Marô
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Excelentes dicas! Parabéns!!!
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O matéria e inspirador, tudo que eu precisava neste momento tão difícil da sala de aula. Geralmente já trabalho com agrupamentos e as atividades geralmente são produções dos alunos com materiais alternativos. Tem melhorado bastante o interesse e indisciplina.