Professor Realizado: seja mais um!

O que faria de você um Professor Realizado?

Alunos Felizes com Aula
Alunos Felizes com Aula

Feche seus olhos agora e lembre-se da sensação boa de missão cumprida quando seus alunos saem felizes da aula, tendo aprendido algo novo. Lembrou?

Desse lugar agora alimente o seu sonho e acredite: mudanças simples podem transformar sua prática e sua vida, encantar alunos e ajuda-los a aprender com interesse e profundidade.

Parece um sonho distante demais pra você? Mas não é!

O segredo é simples: nós professores aprendemos de uma forma mais tradicional e linear. Mas os alunos têm acesso a muitas informações ao mesmo tempo, e se aborrecem se ensinamos a eles da forma com que fomos ensinados.

Nesse artigo você vai ler mais sobre:

  • por quê é preciso mudar?
  • boas bases para mudanças
  • como planejar novos rumos?
  • dicas para dar uma boa aula
  • novas formas de encantar seus alunos
  • dinâmicas como recursos preciosos de aprendizado
  • como acabar com o fantasma da indisciplina
  • acreditar para transformar!

É PRECISO MUDAR!!

colagem_AULA-CHAGA

Agora volte a pensar em sua sala de aula. O que lhe vem a mente? Bons pensamentos e realização pessoal ou dificuldades, desânimo e cansaço?

Se os alunos já estão interessados em suas aulas, é sempre bom aumentar o repertório e desenvolver novas estratégias. Mas se a indisciplina e o desinteresse dos alunos são as características principais que marcam suas aulas, então é mais urgente ainda mudar.

Como podemos fazer? Um primeiro ponto importante é que o professor perceba que precisa ensinar de forma diferente da que aprendeu: as mudanças na sociedade e no acesso a tecnologias e ao conhecimento nos traz esse grande desafio.

Mas não se assuste: novas formas de ensinar e trazer os conteúdos são o segredo para que esse sonho de dar aulas incríveis se torne realizável. E quando se tem um repertório de novas estratégias e um olhar investigativo ao que acontece ao propô-las, temos boa parte desse caminho já vencido.

Parece simples? E realmente é! Vem conosco?

Clique aqui para conhecer os 5 módulos do Programa Professor Realizado.

ACREDITE: MUDAR É POSSÍVEL!

Believe

Nesse percurso vamos começar olhando para sua escola: como você a vê? Ela parece algo fixo e imutável ou você consegue enxergá-la como uma paisagem que pode ir se transformando conforme mudamos a direção e o caminho?

Mude seu olhar e sua atitude! E se hoje a paisagem parece sombria e difícil de atravessar, um olhar curioso e a inserção de algumas novas práticas pode transformá-la num lindo campo florido: conquista de todo Professor Realizado.

O primeiro passo para seu sonho é acreditar nele e investir em novas formas de realiza-lo. Sair dos modelos de professor ideal, aluno ideal, comunidade ideal e observar o que realmente temos como real. E transformá-lo. Como está mesmo a paisagem da sua escola no momento?

O segundo passo fundamental é experimentar novas formas de ensinar, praticar mudanças e refletir sobre suas práticas, sobre as pequenas (ou grandes) mudanças em sua “paisagem”: o cotidiano escolar.

Dá pra fazer isso sozinho? Até dá, mas quando se sonha junto e se tem apoio tudo fica mais fácil, simples e ainda mais possível. Que tal embarcar nessa viagem e nessa transformação com a gente?

Conheça aqui a proposta de suporte para a sua ação escolar com a especialista Marô Camargo

MUITAS FORMAS DE MUDAR

Vamos juntos começar a refletir: você já parou pra pensar que mudar uma prática escolar é como fazer uma grande viagem? E o que é preciso quando vamos viajar?

Claro que podemos fazer uma viagem de diversas formas. Mas se quisermos aproveitar melhor o tempo e as diversas oportunidades disponíveis é preciso planejamento e ação. O mesmo pode-se pensar quando se trata de mudar a estrutura da sua aula: pequenas alterações podem gerar grandes mudanças e ajudar você a dar uma boa aula sempre!

Para isso é preciso desenvolver um olhar curioso, a atenção plena, pensar em boas estratégias, definir metas claras, ter bons registros e uma proposta de avaliação. Técnicas diversas podem nos auxiliar a alcançar essas qualidades e nos apoiar em nossa prática.

Parece muita coisa? Tranquilize-se. Essas e outras ferramentas estão disponíveis em nosso Programa Professor Realizado: dicas, dinâmicas, segredos, sugestões e um acompanhamento on line que te permite tirar dúvidas, compartilhar conquistas, reorientar rumos, etc. E você terá tempo pra assistir os vídeos, conversar conosco e se encantar com as novas possibilidades que irão surgindo em seu repertório.

Eu acredito e garanto: você também será capaz de mudar sua aula e sua vida!

UMA BOA AULA?

Quais são os fundamentos para se dar uma boa aula? Você já parou pra pensar nisso?

Certamente sua prática já é cheia de bons elementos. Mas saiba que educadores do mundo todo tem se reunido e discutido novas formas de trazer ainda mais qualidade e beleza para nosso dia a dia nas escolas.

Ampliar o sentido da aula, garantir sua contextualização, trazer ritmo e uma rotina saudável, explorar diferentes agrupamentos na classe: esses são alguns dos fundamentos que ajudam a transformar alunos desinteressados e difíceis em jovens motivados e participativos.

Gostou? Venha saber mais!

Cada um desses pontos merece ser discutido e aprofundado de acordo com a sua realidade e dificuldades. Essa é a minha proposta: que no Programa Professor Realizado tenhamos conversas significativas que gerem ações efetivas em sua prática e que transformem a relação entre você e seus alunos.

Sempre é possível inserir novas formas de ensinar e novos olhares em educação. Eu acredito nisso! E convido você a experimentar também essa nova forma de caminhar: mais confiante, feliz e cheio de conquistas.

Entre nesta aventura: afinal é através do nosso exemplo que inspiramos os alunos a serem mais ousados e comprometidos. Mude sua prática com apoio e  se transforme também num Professor Realizado, como muitos outros no Brasil!

Está gostando desse artigo? Compartilhe e ajude a criar uma rede ainda maior de Professores Realizados!

 

AUMENTANDO O DESAFIO E O INTERESSE DOS ALUNOS

Alunos Interessados na Aula
Alunos Interessados na Aula

Mas como fazer com que os alunos tenham sede de aprender e queiram embarcar na aventura do conhecimento?

Na internet e em conversas com outros professores você pode conhecer muitas outras formas de ensinar e de superar obstáculos como o desinteresse por parte dos alunos. Nesse mundo tão cheio de estímulos é preciso reinventar a forma de ensinar, mudando também os alicerces da nossa prática educativa.

São muitos os casos de professores brasileiros que passam a olhar de forma diferente a sua prática e seus desafios dentro das escolas. E novas tentativas geram também resultados novos e surpreendentes.

Você já ouviu falar do Prêmio Professor Nota 10? Em nosso blog há vídeos e entrevistas mostrando o trabalho de alguns desses professores que conseguiram aumentar o desafio e o interesse dos alunos, inclusive os mais indisciplinados e dispersos.

Acesse e inspire-se!

E agora, já consegue visualizar você mudando sua prática?

Outra dica: no site da Revista Nova Escola também existem uma série de Planos de Aula pra aumentar seu repertório de transformações. Conhecer o que fizeram outros professores certamente irá encorajá-lo a trilhar novos caminhos.

Mergulhe nessas trilhas e vá se nutrindo de novas idéias.

Ah, e não esqueça: quando você já for um Professor Realizado, divulgue suas histórias de sucesso também nas Redes Sociais para inspirar mais e mais educadores!

USO DE DINÂMICAS

Quer conhecer outra forma de trazer vida nova para sua prática profissional? O uso de dinâmicas em sala de aula enriquece as aulas e promove uma aprendizagem que faça sentido aos alunos, pois envolve os sujeitos no processo educativo.

As dinâmicas também integram conteúdos ao dia a dia dos alunos e permite a religação dos saberes que estão dispersos e fragmentados e são, portanto, difíceis de entender.

Escolher uma dinâmica adequada para cada momento do seu planejamento escolar é uma sabedoria que precisa ser desenvolvida, caso contrário a proposta feita por você pode terminar em mais indisciplina e frustração.

Perceber as necessidades da turma, quais são seus pontos fortes e quais são aqueles em que precisam melhorar, levantar quais as habilidades que os alunos já possuem e quais são aquelas que precisam desenvolver ajudarão muito você a preparar um campo fértil e obter uma maravilhosa colheita de sonhos.

Seja você também um Professor Realizado! Clique aqui e faça sua inscrição.

O FANTASMA DA INDISCIPLINA

Agora pra terminar esse texto, vamos abordar um dos grandes males das escolas brasileiras: a indisciplina. O Programa Professor Realizado tem um módulo inteiro onde esse assunto é apresentado, discutido e ressignificado.

Suas causas, as diferentes concepções através da história, a importância do estabelecimento de acordos e regras, a escuta compassiva e ferramentas para a indisciplina são alguns dos conteúdos que iremos percorrer juntos pra ajudá-lo a livrar-se deste fantasma.

Olhar para algo que nos assusta de frente e com espírito investigativo permite que possamos entender melhor o “adversário”, ficando mais fácil de combatê-lo.

Outros pontos abordados são o controle emocional, a comunicação não violenta, a diferença entre autoridade e autoritarismo, possíveis novas formas de diálogo, o contrato pedagógico e algumas estratégias participativas possíveis de serem usadas no cotidiano da maioria das classes brasileiras.

Abra-se para o Poder do Conhecimento! Permita que esses novos saberes reestabeleçam sua liderança, possibilitem que você venha ser reconhecido por todos e possam convertê-lo em mais um Professor Realizado.

Eu acredito! E você?

Venha acreditar e se Realizar com a gente.

Ubuntu*,

Marô Camargo.

*[dentro da filosofia africana, Ubuntu é um conceito ético onde uma pessoa sabe que será afetada sempre que seus semelhantes forem diminuídos ou oprimidos. Ou seja, a felicidade só é possível quando os outros também estão felizes]

2 Comentários

  1. Jacqueline

    Gostei muito dos temas. Construí minha pauta de encontro com meus colegas de trabalho a partir de suas dicas.
    Obrigada,
    Jacqueline Monstans

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *